Os inversores de frequência para motores trifásicos têm a função básica de variação da frequência aplicada no motor para o acionamento com velocidade e partida controlados.
O sistema de controle de frequência variável tem como princípio de funcionamento o uso da modulação PWM, que é uma frequência portadora de alta frequência que pode variar na maioria das aplicações entre 2kHz e 16kHz.
Esta frequência portadora PWM sintetiza a forma de onda senoidal por meio dos pulsos de alta frequência. Na operação o motor normalmente absorve esta alta frequência e os controles obtém um resultado de pequeno efeito de aquecimento e danos na fiação e no rolamento do motor, mas limitado a distância de até 20 metros aproximadamente entre o motor e o inversor.
Comprimentos acima de 20 metros geram a elevação do efeito danoso da alta frequência no motor e para tanto o uso de filtros indutivos, filtro “L”, se faz necessário para atenuação dos efeitos nocivos da alta frequência. Para um resultado ainda melhor e redução ainda mais eficaz um filtro “LC Provolt” é ainda mais eficaz, uma vez que a saída de tensão elimina portadora de alta frequência da modulação e a resultante do filtro é uma onda senoidal pura, semelhante a da rede comercial. Com a adição do filtro “LC Provolt” é possível acionar motores a longa distância do inversor sem danos ao motor, conforme observado nas figuras comparativas que seguem abaixo.