Voltar

Soft-starters: o que são e os principais diferenciais das linhas de soft-starters Provolt

Soft-starters: o que são e os principais diferenciais das linhas de soft-starters Provolt
Drives

Referente às diversas formas de acionamento de motores, uma fornecida com alta qualidade pela Provolt, além dos seus inversores, são as soft-starters.


Assim como os inversores, as soft-starters controlam motores elétricos, porém somente na partida, com o objetivo de limitar a corrente de partida do motor para evitar uma sobrecarga na rede elétrica quando dimensionada conforme a potência do motor. Além disso este equipamento também fornece diversas proteções e controles, como o ajuste de tempo de partida, partida automática, modo de partida, etc.


Mas porque ter uma soft-starter? Se você utiliza um motor com uma alta carga na arrancada, porém não necessita de um controle variável após a partida, tal equipamento será muito bem vindo em sua aplicação, tendo em vista sua relação custo-benefício, onde uma soft-starter geralmente tem o valor inferior a um inversor de mesma potência. Mas não pense que esta não lhe proporciona uma alta tecnologia. Contamos hoje com uma alta sofisticação destes equipamentos, onde alguns modelos oferecem a comunicação Modbus além de seus vários parâmetros para automatização de processos.


A soft-starter trabalha principalmente para reduzir o esforço do motor e dos condutores elétricos na partida, através de um circuito eletrônico com tiristores nas fases de potência. Alguns modelos necessitam de contator by-pass para que funcionem e outros modelos já possuem integrados este dispositivo, o que preserva a vida útil e evita aquecimento desnecessário do circuito eletrônico de controle, acarretando numa melhora da eficiência do equipamento. Além de evitar o desperdício de energia também aproveita da melhor forma e torna mais eficiente a energia entregue pela concessionária.


Outro benefício deste equipamento são as diversas proteções. Como por exemplo: contra sobrecarga, sobretensão, sequência de fases, desequilíbrio ou falta de fase entre vários outros controles. Estes podem ser configurados conforme necessidade do cliente e da aplicação, como por exemplo: limite de torque na partida, rampa de aceleração e rampa de desligamento, etc.


Pensando em todos os benefícios deste equipamento, a Provolt hoje fornece duas linhas de Soft-Starter, a linha SSP e a PR5000. O modelo SSP é 100% nacional, produzido e desenvolvido em nossa fábrica. Já a linha PR5000 é nossa linha importada, e todas as duas possuem assistência em fábrica e com garantia de 1 ano.


Qual a diferença entre estes modelos? A SSP é uma Soft-Starter já montada em painel, com contator by-pass e com automação completa para compressores de ar, com saídas para válvula de alívio e purgador, entrada para pressostato, chave nível de óleo, horímetro, partida remota além de fornecer proteção de corrente mínima, proteção de desequilíbrio de corrente entre fases e partida por controle de corrente.


Já a linha PR5000 contempla o modelo PR5300, que possui comunicação Modbus (RS485), IHM destacável, controle de disparo nas três fases, 5 funções simplificadas de CLP e 5 modos de partida. Uma diferença entre a linha anterior (PR5200) é que a PR5300 não necessita de contator by-pass para funcionar.


Visando o cliente, apresentamos nosso equipamento fornecendo o conhecimento que você precisa para escolher o modelo que melhor atende a sua demanda, atingindo nosso objetivo de satisfazê-lo com equipamentos de alta tecnologia e qualidade, com uma equipe comprometida e capacitada para melhor servir nossos parceiros durante a compra, a instalação e as eventuais manutenções.


Escrito por: Daniel Nicolas Cunha e Arthur Lenzi Alvise

19 de Outubro de 2021

Cadastre seu e-mail abaixo e receba nossos conteúdos
Loja virtual
Acesse nossa loja do Mercado Livre e adquira nossos produtos seriados.